Não coloque todos seus ovos numa única cesta. Esse sábio conselho de vó fala muito sobre seus resultados a partir do investimento na comunicação digital.
É comum encontrar empresas que investem a maior parte do seu orçamento de comunicação em anúncios do Google ou patrocinados nas redes sociais, mas estão frustradas com o resultado final.
O problema pode estar exatamente no pequeno ou quase zero investimento na produção de conteúdo orgânico de qualidade — esse que é feito com estratégia e que interessa e engaja seu público, seja nas postagens de redes sociais, seja no seu blog, por exemplo.
— Mas, se estou pagando, por que raios o Google não está me entregando o resultado que esperava?
Podem ser vários motivos. Um entre eles no qual geralmente poucas pessoas pensam é: não adianta apenas pagar para aparecer se você não está parecendo relevante para outras pessoas.
Pensa comigo:
— Quando você abre o Google para pesquisar sobre produtos, serviços, ou qualquer outro assunto do seu interesse você espera que a ferramenta te dê a melhor resposta, aquela que vai resolver a sua “dor”. Como geralmente o Google te entrega, é por isso que você e bilhões de habitantes no planeta continuam fazendo suas buscas no nele e não no Bing, por exemplo.
Para que você e sua empresa sejam essa resposta (desejo de dez entre dez empresários no mundo), o Google precisa entender que você/seu produto/seu serviço/sua empresa já são relevantes para as pessoas no universo digital.
E como ele sabe disso?
São “êne” fatores, mas entre eles está o tempo de permanência das pessoas no seu site, se elas leem o seu blog, se há outros sites citando você ou sua página, se suas redes sociais estão ativas de verdade e por aí vai.
Se o Google entende que você é bacana, tem uma página legal, que gera e segura o tráfego orgânico (leia-se tráfego orgânico como: “elas te dão audiência de graça”), ele não só vai te entregar como resposta, como ainda vai te entregar por um preço menor — significa que, com o mesmo dinheiro, você atingirá mais pessoas.
Esse raciocínio pode ser aplicado também para o Facebook e Instagram Ads.
Então, sem muita enrolação, uma dica importante antes de você sair dizendo que investir em tráfego pago não funciona e culpar a “internet” pelos seus resultados abaixo do esperado é:
— Tire um tempo para olhar as suas redes, seu site, seu blog e pense se você mesmo leria ou teria interesse pelo o que está publicando.
Se ficar na dúvida, é bem provável que seu papel no digital está sendo irrelevante para as pessoas e se as pessoas acham irrelevante e não interagem, o Google também vai achar.
Como resolver?
— Tire parte dos ovos que colocou na cesta do tráfego pago e invista em uma boa produção de conteúdo que atraia as pessoas para que te dêem audiência e interação de graça. Em médio prazo, você vai voltar a sorrir e fazer as pazes com o investimento em comunicação no meio digital.
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