Neste Dia Global do Empreendedorismo Feminino, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, temos ainda mais motivos para homenagear as mulheres que empreendem no país.
Em um ano de pandemia, elas precisaram vencer não só os desafios que os homens também enfrentaram, como ainda lidar com a sobrecarga de trabalho no home office. Uma pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora (RME) mostrou que 20% das entrevistadas afirmaram que a dificuldade de conciliar o trabalho e as tarefas com a casa e família foi ainda pior na pandemia, enquanto apenas 11% dos homens disseram enfrentar o mesmo problema.
Pode parecer mimimi, mas não é. O Fundo Monetário Internacional estima que o produto interno bruto global cresceria ao menos 4% se esse trabalho não remunerado fosse dividido melhor com os companheiros homens. Dinheiro pacas a mais circulando, não é mesmo?
Outra pesquisa, essa do Sebrae, apontou que durante a pandemia as empresas comandadas por mulheres precisaram ficar com as portas fechadas por mais tempo que as comandadas pelos colegas homens. Em consequência, elas tiveram um pior faturamento e conseguiram menos crédito no mercado. Dureza.
Mas, como somos mais criativas, inovadoras e temos menos medo das crises – segundo palavras da presidente da RME, Ana Tavares, inovamos mais que os “meninos”. 71% das mulheres usaram redes sociais, aplicativos e a internet para vender seus produtos e serviços, bem mais que os homens, segundo pesquisa do Sebrae.
Pensemos: são cerca de 24 milhões de mulheres empreendendo no Brasil, contra 28 milhões de homens (dados do Global Entrepreneurship Monitor).
Poderíamos ter mais mulheres neste mercado se já tivéssemos em pé de igualdade de condições, principalmente quando se diz sobre divisão de tarefas domésticas, valorização e oportunidades de financiamento.
Então, aproveita que hoje é Dia Global do Empreendedorismo Feminino e manda sua homenagem para a mulher empreendedora que você admira e quer ver fortalecida nos comentários desse post.
Juntas podemos muito mais!
(fonte das informações: Exame.)
22
FEV
Medo ou preconceito? A explosão das dancinhas no TikTok, ao mesmo tempo que popularizaram a red[...]
22
FEV
Usar hashtags é uma prática mais que recomendada. Usando as hashtags corretas do seu tema e loc[...]
22
FEV
Neste Dia Global do Empreendedorismo Feminino, data criada pela Organização das Nações Unidas ([...]
Ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de Cookies (proprietários e de terceiros) para melhorar a sua experiência e ajudar o site a rodar de forma eficaz.