Dicas para ajudar seu negócio a decolar em 2020

Redação Huna - 13 de fevereiro de 2020

É preciso atenção redobrada ao planejamento, às novidades e seguir as regras básicas. Os consultores do Núcleo de Consultores da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú  (Acibalc) dão algumas dicas para ajudar nesta tarefa

2020 chegou abrindo uma nova década carregada de expectativas para o empresariado. Uma pesquisa divulgada pela consultoria Deloitte, feita com 1.377 empresas nacionais aponta que sete em cada dez empresários acreditam que este ano será positivo para seus negócios.

Segundo o levantamento, entre os investimentos que serão feitos pelo empresariado estão novas tecnologias, treinamento e formação de funcionários, lançamento de novos produtos e serviços além de pesquisa e desenvolvimento. Uma outra pesquisa divulgada, essa da Consultoria Falconi, apresenta números semelhantes e ainda revela que entre os maiores desafios para este ano estão o aumento de receita, a melhoria de processos e a transformação digital.

Mas, sabemos bem que otimismo por si só não faz nenhum negócio decolar. Por isso, é preciso atenção redobrada ao planejamento, olhar atento às novidades do mercado e nunca perder de vista regras básicas que garantem o sucesso sustentável de qualquer negócio seja ele pequeno, médio ou grande.

Para ajudar nesta tarefa, o boletim SETOR EMPRESARIAL reuniu algumas dicas importantes dadas pelos profissionais que integram o Núcleo de Consultores da Acibalc, o Nucem.

Saiba onde quer chegar

Defina uma visão de futuro clara, objetiva e mensurável! Quando temos clareza de nossos objetivos, o caminho a ser trilhado fica mais leve e assertivo. Lembre-se de envolver sua equipe para alcançar esta visão, pessoas que se sentem pertencentes ao resultado da empresa, atuam mais felizes e comprometidos no seu trabalho.

Consultora em Gestão Empresarial Juliana Schmitz – Diretora Executiva da Prime Assessoria Empresarial

Pense em processo

Processo está presente em qualquer ambiente de negócio. Na verdade, negócios são movidos a processos onde o sucesso das empresas dependem cada vez mais de o quanto melhor desenvolvem e executam seus processos. Com esse olhar, um processo de negócio coordena o comportamento de pessoas, sistemas e informações para produzir resultados em apoio a uma estratégia organizacional. Porém, para otimizar os processos de negócio temos que pensar em como reduzir custos, eliminar redundâncias e gargalos operacionais. Nessa questão, o levantamento e o entendimento das atividades nos processos do negócio são o primeiro passo para o desenvolvimento de um fluxo de trabalho coeso em busca dos melhores resultados e da competitividade empresarial. Pense nisso e pense em processo!

Consultor de Processos de Negócios Empresariais José Geraldo Castaldi – Diretor Executivo da Keytron

Garanta sua segurança financeira

Empreender é o negócio mais arriscado que existe! Não dependa única e exclusivamente dele. Tenha investimentos seguros não vinculados à sua empresa, para lhe ajudar em épocas de sazonalidade ou faturamento reduzido.

Consultor de Finanças André Gustavo Frohlich – Libratta Planejamento Financeiro

Conheça seu Perfil Comportamental

A sabotagem a você mesmo é causada por “Sabotadores” na sua mente. Os Sabotadores são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para você. Uma dica importante é descobrir o seu Perfil Comportamental e também dos seus funcionários. Assim, todos evoluem e alguns comportamentos passarão a fazer mais sentido. Lembre-se: o autoconhecimento assume um papel de facilitador para equipes de Alta Performance!

Consultor e Coach Jorge Pedro – JP Coach e Assessoria em RH

Fique atento às mudanças das obrigações fiscais

Quem pensa que as mudanças vem para complicar, vai precisar mudar essa cultura de pensamento. O E-social sofrerá uma redução substancial nas informações que devem ser prestadas pelos empregadores. Um exemplo disso é a substituição da RAIS e o CAGED

Os MEIs também passarão por mudanças. O que antes era facultativo agora, em 2020, será obrigatório. Desde 08 janeiro de 2020, os microempreendedores individuais (MEIs) que possuem empregados terão de passar a utilizar o eSocial. É importante lembrar que para cumprir as obrigações no programa eSocial, os MEIs precisam possuir um certificado digital válido ou um código de acesso. Fique atento às mudanças que ainda serão implementadas neste ano!

Consultora Contábil Flávia Martins – Diamond Assessoria Contábil

Contrate atitudes

Contrate colaboradores pelas suas atitudes e não pelos seus conhecimentos e experiências. O principal fator de desligamento de colaboradores nas empresas é oriundo de problemas de comportamento e atitudes que não estão alinhadas aos valores da empresa. Por este motivo é fundamental sabermos quais são nossos valores, nosso DNA, nossa Missão, e buscarmos pessoas que tenham este propósito também.

Consultora em Gestão Empresarial Juliana Schmitz – Diretora Executiva da Prime Assessoria Empresarial

Use o tempo a seu favor! 

Quanto mais amplo o horizonte de planejamento, maior a previsibilidade sobre os acontecimentos e maior a capacidade de preparar-se para eles e para eventuais imprevistos!

Consultor de Finanças André Gustavo Frohlich  – Libratta Planejamento Financeiro

Comunicação é diferencial competitivo

A Comunicação deve ser encarada pelas empresas como uma farmácia cheia de remédios para diferentes dores e doenças. Cada produto de comunicação, sejam redes sociais, anúncios publicitários, veículos próprios, assessoria de imprensa, tem sua posologia, funciona para uma dor, uma necessidade específica, em um momento e objetivo específicos do seu negócio.

É importante saber que todas essas ferramentas precisam caminhar dentro de uma macro estratégia onde estão listados seus objetivos tais como: reforço de marca, aumento nas vendas, abertura de novos mercados, lançamento de produtos, por exemplo. Depois dessa definição, os produtos de comunicação escolhidos devem trabalhar juntos, como uma orquestra, para que reforcem a narrativa que sua empresa quer passar para seus clientes. Basicamente: mantenha a coerência e coesão entre todos os materiais, sejam eles digitais ou offline.

Não saia copiando a comunicação do seu concorrente ou vá na onda do que todos estão fazendo. Para cada dor, um produto específico, com uma estratégia específica. Por isso, busque sempre se aconselhar com um bom profissional da área antes de sair atirando para todos os lados, assim você maximizará seu investimento e poupará tempo e energia.

Quer gerenciar suas próprias redes sociais? Antes de sair abrindo contas em todas as redes e  impulsionando posts, aplique um briefing (questionário) para o seu negócio. Responda a perguntas básicas como sua área de atuação, seus produtos, qual público quer atingir, onde quer atingir, quais são seus principais concorrentes, quais são os seus diferenciais. Este questionário é aplicado por toda agência para elaborar a estratégia e o planejamento de sua comunicação. Faça o mesmo. A partir disso, escolha duas (três no máximo!) redes sociais onde está o público que você quer atingir. Eles estão no Face? No Linkedin? No Instagram? Para os posts pense em conteúdos de qualidade e gratuitos, algo que você possa ajudar o seu cliente a resolver alguma dor dele. Assim, você poderá atrair e gerar confiança para converter este consumidor para que se torne um cliente fiel. Cuide com o português, com as informações verdadeiras, seja transparente (mostre o produto que você vende sem aumentar um ponto). Essencial: as redes sociais são vias de mão dupla, prezam pela interatividade. Não deixe seu cliente falando sozinho para não perdê-lo para seu concorrente.

Por fim, fique atento às novas tecnologias e soluções do mercado. Faça a comunicação do seu negócio com amor e com prioridade. Comunicação não é o seu negócio-fim, mas ela pode determinar boa parte do sucesso de suas estratégias. Leve-a a sério e um ótimo 2020!

Melissa Bergonsi é jornalista e coordenadora do Núcleo de Consultores da Acibalc. Empresária idealizadora da Huna Comunicação para o Bem

Clique para ler esta matéria no Informativo Acibalc

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