A assessoria de imprensa pode alavancar o meu negócio?

Redação Huna - 3 de maio de 2016

por Melissa Bergonsi 

Todos os empresários ou profissionais liberais que buscam um trabalho de divulgação de seus negócios e serviços deveriam se fazer essa pergunta. Digo isso porque ao longo dos anos percebi que praticamente todos acreditam piamente que sim. Mas, nem sempre a assessoria de imprensa vai resolver o seu problema. Sair na mídia, seja ela genérica ou especializada pode não significar ter o retorno específico que você busca e, principalmente, dentro do prazo que você busca. Para que você não se decepcione com o resultado final é necessário ter em mente um check list básico. Assim ficará mais fácil entender o trabalho da assessoria e o que esperar dela.

Antes de tudo, de uma maneira bem resumida e didática, o assessor de imprensa precisa descobrir se sua empresa tem notícia, nos termos jornalísticos, que seja relevante o suficiente para conquistar o coração e a mente do jornalista que está na redação. Muitas vezes, aquela pode ser a notícia de sua vida, mas na concorrência com centenas de outras informações que estão chegando à redação, talvez a notícia da sua vida não tenha o “valor-notícia” suficiente para conquistar um espaço naquele veículo. Então, confie na qualidade do serviço da assessoria contratada para que ela te responda com sinceridade se seu assunto tem ou não qualificação técnica para entrar “naquele” veículo. E também se há outras opções na mídia para emplacar sua pauta.

Isso significa que não terei espaço nunca? Não! Talvez apenas não consiga dentro do prazo esperado ou nas páginas de um veículo específico que você queira. Hoje, com a grandiosidade da internet e a multiplicação de espaços especializados de notícias e temas, o trabalho da assessoria de imprensa ficou ainda mais complexo porque há muito mais portas a serem exploradas. Antes, tínhamos uma meia dúzia de veículos tradicionais para bater ã porta e oferecer o seu assunto. Hoje, há milhares delas com qualidade e com o principal quesito: audiência qualificada. Isso significa que você pode não sair na Globo, mas pode ser citado por um blogueiro que é seguido por milhares de consumidores que estão ávidos em busca do seu produto. Melhor acertar direto no público-alvo, não acha? Esse é um fato que a internet nos deu de presente. A possibilidade de não atirar a esmo. A possibilidade de maximizar resultados falando diretamente com o público que já está disposto a conhecer e consumir o seu produto ou serviço.

Pense sobre isso. Falaremos mais sobre o assunto nos próximos posts. Mandem suas dúvidas e opiniões para criarmos um canal aberto.

Melissa Bergonsi é jornalista e diretora da Huna Comunicação.

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