O Brasil é o país que mais consome notícias pelo Facebook. Levantamento do Instituto Reuters, da Universidade de Oxford na Inglaterra, apontou que 70% dos brasileiros entrevistados (a amostra contou com população residente em área urbana) acessam notícias pelo Facebook semanalmente. Nosso país apresenta a amostra mais expressiva da pesquisa, que também investigou os hábitos de consumo de notícias na Espanha, Itália, Alemanha, Irlanda, Finlândia, Reino Unido, França, EUA, Austrália, Dinamarca e Japão.
Os dados levantados também indicam o brasileiro como a população que mais compartilha notícias pelas redes sociais/e-mail (47%); que mais comenta notícias pelas redes sociais (44%); e que mais consome notícias online (72%).
A expressividade do Facebook nesse cenário é inegável: a receita publicitária da rede social aumenta numa média de 64% ao ano. Para ter uma ideia da dimensão desse número, só nos últimos 3 meses de 2014 a empresa de Mark Zuckerberg faturou 3,2 bilhões de dólares.
O desafio agora é estratégico: é preciso produzir conteúdo de qualidade. Com a quantidade praticamente infinita de possibilidades de fontes de informação que a Internet viabiliza, o diferencial de uma página está na sua capacidade de profissionalizar a produção do conteúdo veiculado. Informações bem apuradas, linguagem adequada para cada plataforma e estratégias que potencializem o engajamento (curtidas, compartilhamentos, comentários) apresentam-se como resultado dessa profissionalização.
Nós aqui na Huna já entendemos, com base na análise dos trabalhos desenvolvidos nas páginas do Facebook de nossos clientes, que mesmo com as muitas limitações impostas ao alcance orgânico (aquele não pago), um bom conteúdo e um planejamento estratégico para as ações de comunicação na rede social são capazes de gerar um engajamento extremamente significativo. Como exemplo, podemos citar a página do Beach & Mountain Challenge: em sua segunda edição, o evento transformou-se em fonte primária de seu público alvo, obtendo um alcance orgânico de mais de 500%.
Para os empresários que não são da área da comunicação, adotar um serviço de gerenciamento de conteúdo online significa levar o conceito de mídia espontânea para um novo nível, no qual a sua empresa não disponibiliza mais apenas produtos e serviços, mas também comunica, informa e se relaciona diretamente (e muitas vezes afetivamente) com seu consumidor final.
Os dados da pesquisa Reuters estão disponíveis para consulta no link (em inglês): http://www.digitalnewsreport.org/
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